Neste Outubro Rosa, a Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI) se une à campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nossos colaboradores vestem o rosa como um gesto de reverência a essa causa fundamental, lembrando a toda a nossa comunidade acadêmica e à sociedade a importância inadiável do autocuidado. Mais do que sorrisos estampados em uma foto bonita, o maior gesto de expressão é o de zelar pela própria saúde.
É sabido que o câncer de mama tem uma prevalência maior em pessoas com biotipo genético feminino. No entanto, é crucial que ampliemos nosso olhar. A campanha do Outubro Rosa, embora tradicionalmente associada às mulheres cisgênero, precisa considerar que a doença pode afetar qualquer pessoa com tecido mamário, independentemente do gênero. Assim, exames como mamografia, ultrassom e autoexame são essenciais e não devem ser restritos apenas às mulheres.
Na FADI, reforçamos essa mensagem: a prevenção salva vidas e deve ser acessível a todos. A essência do Outubro Rosa permanece, mas sua paleta de conscientização deve se ampliar para incluir todas as jornadas de prevenção, garantindo que cada indivíduo, independentemente de gênero ou identidade, receba a mensagem e os cuidados adequados.
Vista essa causa! Cuide-se e incentive quem você ama a se cuidar.


