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Projeto-Blog: a extensão universitária a serviço do bem comum

A extensão universitária é um compromisso fundamental das instituições de ensino superior com a comunidade circundante. Essa disciplina assume, a depender das intencionalidades institucional e docente, um espaço privilegiado para a construção de pontes entre a academia e a sociedade, promovendo a troca de conhecimento, a inclusão social e o desenvolvimento humano. É uma manifestação tangível do compromisso das instituições de ensino superior com o bem-estar coletivo, a cidadania e o progresso sustentável, capaz de testemunhar o poder transformador da educação quando aplicada em prol do bem comum.

A curricularização da extensão para os cursos superiores no país está prevista e regulamentada nos exatos termos do que determina o inciso III, do art. 6°, resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que define as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira,  regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, e aprova o Plano Nacional de Educação – PNE/2014-2024, estabelecendo as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Inclusive, a Meta 12.7 do PNE 2014-2024 estimula e guia positivamente todos  aqueles que concebem uma perspectiva de educação  superior que não se limita à formação profissional. 

No curso de Direito, a  presença da extensão universitária oferece condições para a formação de profissionais  mais  sensíveis  às  questões  sociais  e  capazes  de  lidar  com  as  complexidades  da atuação  jurídica. A Portaria nº 7/2018 do Ministério da Educação (MEC) estabelece as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Direito no Brasil, com o objetivo de atualizar os currículos e torná-los mais adequados às demandas da sociedade contemporânea. A extensão universitária revela-se, portanto, como uma das colunas basilares das instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas,  comprometidas com os processos de ensino-aprendizagem e de pesquisa.

Nesse contexto, a promoção da disciplina de extensão da Faculdade de Direito de Sorocaba contempla três eixos. Os dois primeiros – interdisciplinaridade e indissociabilidade entre ensino/pesquisa – têm como objetivo formar alunos hábeis tecnicamente, que consideram as áreas jurídicas de forma inter-relacional, e preparados para os desafios contemporâneos, em especial, no campo tecnológico. O terceiro – a interação dialógica – atua como um dispositivo de ampliação dos horizontes de conhecimento dos estudantes, que agem de forma autônoma e responsável,  impactando e transformando todos os envolvidos na luta pelo direito de acesso à justiça. 

Para dar forma aos pilares teóricos previamente desenhados, a disciplina Extensão I elegeu a modalidade “blog” como espaço privilegiado para aproximar-se da sociedade, com pesquisas desenvolvidas pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Direito, mediadas pela professora da disciplina. Os temas e as abordagens dos trabalhos devem associar áreas jurídicas às demandas sociais que exigem uma compreensão mais abrangente dos nossos direitos e deveres. 

A FADI, assim, afirma-se como um espaço privilegiado onde esses objetivos educacionais ambiciosos podem ser produzidos, com métodos críticos de leitura, desenvolvidos em diferentes campos temáticos e domínios jurídicos para a construção de um currículo educacional abrangente e conectado às demandas contemporâneas.  

Professora Mônica Miliani Martinez

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